quinta-feira, 27 de novembro de 2008

observar - sentir - pensar - ver

"observar", não é sentir, nem pensar, é "ver bem".

observar é observar
(segundo o Houaiss:
fixar os olhos em (alguém, algo ou si mesmo);
considerar(-se) com atenção, com aplicação;
ver-se mutuamente;

estudar(-se) explicar e analisar é outra coisa...
parece que o foco não está em analisar ou explicar
e também parece que não é se o "eu real" é que observa ou não
mas é a observação do "eu real"
o "eu real" daquele momento (ou desse momento... )
captar o "eu real" do jeito que está

Esse foi o Kensan do final de semana que me fez pensar bastante nos meus automatismos e pensamentos padrão. Não é fácil observar sem julgar, sem estabelecer um parâmetro com nossos pensamentos, mas, entendo o que quer dizer... acho q já e um grande passo.

Nenhum comentário: