quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Permacultura


Entendo a permacultura como método holístico para planejar, atualizar e manter sistemas, ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis. A flor diz em relação à sua abrangência. Criada por Bill Mollison e David Holmgren na década de 70.
SER RESPONSÁVEL POR SUA PRÓPRIA EXISTÊNCIA
Quantos de nós pode dizer que é resposável por sua própria existência?
Quando penso no lixo que produzimos e deixamos o lixeiro levar... para estragar, feder e apodrecer longe da gente... e, como mostra no filme Ilha das Flores, ainda tem gente que acaba se alimentando dele. Pensando no lixo... de quem é ele? quem o produziu? de quem é a responsabilidade? E se o planeta não comportar tanto lixo? Você já parou pra pensar quanto lixo você produz em um dia? Multiplica isso pelos dias de sua existência e vai ter noção do tamanho da sua responsabilidade... Outros não estão nem aí... pensar dói... é melhor jogar pela janela do carro... algiuém cata depois. Como na música da Ana Person, as crianças estão perguntando pra nós adultos: "mãe, por que será, que todo mundo gosta de jogar, lixo pela janela do carro quando vai passear?"
Ah... mas, o meu bairro não tem coleta seletiva. Novamente, passamos a responsabilidade para o governo?? Se ele não faz... problema de quem? Nosso!
Separa, vende, dá pra quem quer vender, composta o orgânico... faz um minhocário, planta alimento... faz isso na praça do seu bairro, numa área verde ou ainda num jardim comestível na varando do seu apartamento. Não é fantástico?!?! Poder criar alimento com lixo?
Já leu sobre biodigestor? Gás a partir do lixo? É outra forma de se gerar energia para cozinhar, aquecer... Isso é fazer permacultura, é ser sustentável, é ser responsável pela própria existência. Por que os outros tem que limpar nosso cocô? Isso era na noss infância, que podíamos contar com a mamãe... agora, cada um limpa a sua bunda e, joga o papel na privada? No saquinho? O lixeiro leva? Ah... muito confortável, né? E se você usar seu cocô como recurso para produzir alimentos? Sabia que o cocô humano é tão forte quanto o da galinha? Claro que temos que eliminar os patógenos para poder usá-lo, mas nada como o sol, minhocas e uma boa compostagem não resolvam.
Ta aí boas idéias para fazermos permacultura. Aqui estou falando de quase todos os princípios:
Tudo está conectado - componentes com mais de uma função - sistema em pequena escala - uso de recursos biológicos para economizar energia - problemas são soluções.
Quer pensar junto? posta ai sua idéia...

Nenhum comentário: